Conferencistas

Márcio Ricardo Coelho Muniz
Foto


Possui Graduação em Letras, pela Universidade Federal Fluminense (1989); Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa), pela Universidade de São Paulo (1997); Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa), pela Universidade de São Paulo (2003) e Bacharelado/Graduação em História, pela Universidade Federal da Bahia (2011). É Professor Adjunto 2 de Literatura Portuguesa da Universidade Federal da Bahia - UFBA, desde outubro de 2008. Foi, entre 2004 e 2008, Professor Concursado Doutor Adjunto B da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS -, onde continua atuando no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural, como Professor Colaborador, ministrando disciplinas e orientando dissertações de Mestrados. É também Professor Colaborador na Curso de Especialização em Literatura e Linguística da Universidade do Estado da Bhaia - UNEB - Campus Euclides da Cunha. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na Literatura Portuguesa. Pesquisa nas áreas da Literatura Medieval e Renascentista Portuguesa, com estudos sobre a Lírica Trovadoresca Galego-Portuguesa, Prosa Didática da Casa de Avis, Teatro Português do século XVI, em particular a obra do dramaturgo Gil Vicente, investigando suas fontes medievais e suas relações com outros dramaturgos da língua portuguesa. Sua pesquisa "Presença do Teatro Ibérico na Dramaturgia do Nordeste" recebeu auxílio do Edital Universal/2006 do CNPq. A partir de 2007, faz parte do Banco de Avaliadores de Curso Superior (Graduação), do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), órgão ligado ao INEP-MEC.
Endereço do Latteshttp://lattes.cnpq.br/5217977951806599





Luiz Fernando Gomes

Foto

Possui graduação em Letras pela Universidade de Sorocaba, Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em Lingüística Aplicada, área de concentração: Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniso, área Educação Escolar, Linha de Pesquisa: cotidiano escolar. Pesquisa os seguintes temas: tecnologia e/no cotidiano escolar, cultura visual, multiletramentos e questões relativas à EaD. Coordenador do CET- Centro de Educação e Tecnologia, setor responsável pelas ações envolvendo Educação a Distância e inserção de tecnologias no cotidiano escolar da Uniso. Presidente, para o biênio 2009-2011, da ABEHTE- Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional.

Endereço do Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782711247133672



Paulo Elias Allane Franchetti
Foto
Paulo Franchetti é professor titular do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É mestre em Teoria Literária pela Unicamp (1981), doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (1992) e Livre-Docente pela Unicamp (1999). Desde 2004 é Professor Titular. Atua na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Brasileira dos séculos XIX e XX e Literatura Portuguesa do século XIX. Desde 2002, dirige a Editora da Unicamp, cujo Conselho Editorial preside.

Endereço do Lattes: http://lattes.cnpq.br/3100951008080573



Wagner Rodrigues Silva 

Foto

Possui graduação em Letras Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, sendo responsável por lecionar disciplinas de Estágio Supervisionado e Investigação da Prática Pedagógica, além de coordenar o Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Acadêmico em Ensino de Língua e Literatura). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de gramática, gêneros textuais, letramento, material didático, práticas de escrita, práticas de leitura e texto.

Endereço do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6702374101936937

Márcia Manir Miguel Feitosa

Foto
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é Professora Associada nível III da Universidade Federal do Maranhão. Membro efetivo do corpo docente do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Cultura e Sociedade da UFMA. Membro do Conselho Editorial da EDUFMA. Ex-Presidente da ABRAPLIP (Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa) na gestão 2010-2011. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Outras Literaturas Vernáculas, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da percepção da paisagem, literatura portuguesa e africana de língua portuguesa, cultura, identidade, memória e exílio.

Endereço do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0938601542329006


Enio Passiani



Possui doutorado pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA da Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é docente - Promoção do Ensino de Qualidade S/A. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia da literatura e sociologia da leitura. Atualmente, inicia pesquisa na área de sociologia da comunicação, especificamente as relações entre internet, sociedade e política a partir do estudo de alguns blogs de política ligados a importantes periódicos nacionais.

Endereço do Lattes: http://lattes.cnpq.br/3396333225250833

Beatriz Gama Rodrigues

Foto


Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul (1989), mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Desde maio de 2008, é professora (Adjunto II) do curso de Letras Inglês, do CCHL da UFPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de língua inglesa, concepções e ensino de leitura, produção de textos eletrônicos, ética na formação de professores, currículo, legislação e histórico dos cursos de letras no Brasil.


Endereço do Lattes: 
http://lattes.cnpq.br/3588861964293303